Case 2014

Sebrae

UP BRASIL – INTELIGÊNCIA E INOVAÇÃO

Público- alvo: CURIOSO, IDEAÇÃO E OPERAÇÃO

A UP Brasil Treinamentos é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de Startups no Brasil que existe desde janeiro de 2014. Tony Celestino, Diretor, e André Hotta, Gerente Regional, apostam em ferramentas exclusivas que pretendem abranger a iniciativa em suas várias vertentes e nos seus diversos momentos.

Um dos exemplos interessantes é o Startup Weekend, rede global de líderes, que propõe uma imersão de 54 horas em que empreendedores e aspirantes, por meio do estímulo à intensa troca de informações, possam enxergar as possibilidades de viabilidade de seus projetos. Voltado para o público CURIOSO E IDEAÇÃO já foi responsável pela criação de mais de 10 mil startups nos eventos realizados em cerca de 130 países. No Brasil, o primeiro evento nesse modelo aconteceu em 2010 e hoje já totaliza 65 eventos em 33 cidades e mais de 5 mil participantes. Conta com mais ou menos 5 voluntários terceirizados por evento e tem atualizações constantes.

Os sócios também citam outras iniciativas de sucesso voltados para CURIOSOS e quem está no processo de IDEAÇÃO como o Startup Education, voltado mais exclusivamente para a área da Educação e que teve sua estréia em janeiro de 2014 com duas edições já realizadas. Já os empreendedores com perfil de CURIOSO contam com o Bootcamp, oficina em 4 temas centrais (Modelo de Negócios, Customer Development, MVP e Pitch) que dura 3 horas. O projeto teve início em 2014 e já foram realizados 2 edições. Em torno de 180 já foram impactadas. Ambos os modelos também contam com mais ou menos 5 voluntários terceirizados por evento e tem atualizações constantes

“O volume de informações nesse segmento cresce diariamente de forma bastante rápida e para o público CURIOSO o Startup Digest (https://www.startupdigest.com/), newsletter semanal, se propõe a atualizar o conhecimento semanalmente. Atualmente temos 5 regiões atuantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Sul, Nordeste e resto do Brasil. Em torno de 5.000 pessoas são impactadas semanalmente”, explicam André Hotta – Regional Manager / Tony Celestino – Country Manager. O desenvolvimento e suporte a esse material conta com 3 voluntários responsáveis por cada uma das regiões.

Todas essas soluções são abertas para qualquer pessoa interessada, sem ter que passar por nenhum processo seletivo ou filtro. Para participar basta entrar no site e se cadastrar. Ao contrário o Startup NEXT, também voltado para CURIOSOS E IDEAÇÃO é um programa intensivo de mentorias que exige algums pré-requisitos como a necessidade de ter uma equipe (mais de 1 pessoa), ser uma startup já configurada, ser escalável, estar no processo de customer discovery, ser aprovado pelo processo de seleção em que uma banca avaliará quais são os melhores projetos para serem pré-acelerados. Esse é um programa de pré-aceleração intensivo, com duração de 7 semanas com mentorias e encontros semanais de 3 horas. Por meio de coaching que estimulam a mão-na-massa, o programa ajuda equipes promissoras na fase inicial a encontrar o caminho para a adequação do seu produto no mercado e prepará-las para uma aceleradora, investimento ou lançamento do seu produto. O Startup Next teve sua primeira edição em 2013 no Brasil e já soma 5 edições com cerca de 100 pessoas impactadas diretamente. Essa solução também é de responsabilidade de terceirizados e conta com 2 voluntários por evento.

As contrapartidas a essa oferta de inteligência é a compra de ingressos na Up Brasil e aos investidores claro, são o retorno do investimento, participação no controle e nas receitas da startup.

O case da Easy Taxi é um dos destaques da UP Brasil. Com investimento de mais de R$ 125 milhões a ideia já está em mais de 30 países, em fase de escala e com grande potencial de crescimento.