Case 2014

Sebrae

SEBRAE – IMPLANTANDO A MENTALIDADE INOVADORA EM TODO O BRASIL

Público- alvo CURIOSIDADE, IDEAÇÃO, OPERAÇÃO, TRAÇÃO

O Sebrae tem oferecido uma visão bastante relevante contribuindo de forma sistemática ao universo do empreendedorismo com sua postura de facilitador e fomentador desse processo. Posicionando-se como um provocador voltado a estimular o pensamento de liderança (#sebraelikeaboss), tem como principal função fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado.

Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Com atuação em todo o território nacional ainda mantem uma sede Brasília e 27 pontos de atendimento nas unidades da Federação. Para isso oferece um extenso cardápio de cursos, oficinas, consultorias, projetos de atendimento coletivo.

Uma de suas maiores apostas é o projeto Empretec, voltado ao público de CURIOSIDADE E IDEAÇÃO. Trata-se de uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes. Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores que fizeram Empretec registraram um acréscimo de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de suas empresas. Mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos.

O Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial. São 60h de capacitação em 6 dias de imersão onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:
1. Busca de oportunidade e iniciativa
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança

Outra forma de atuação são os projetos de atendimento coletivo ao segmento de startups desenvolvido nos Estados, em todo o país, que se propõe a atender os estágios IDEAÇÃO com foco na melhor preparação e formalização de negócios sustentáveis e OPERAÇÃO direcionado à melhoria de controles gerenciais de negócios inovadores. Estes projetos se baseiam em três pilares: capacitação, inovação e mercado e permite o acompanhamento do empreendedor / empresa de forma contínua.

Além disso a instituição ainta é patrocinadora de diversos eventos considerados referência no universo do empreendedorismo como Startup Weekend, Campus Party, Demo Brasil, Startup Farm, Startup Pirates, Desafio Intel, brNewTech e Circuito Startups, como forma de incentivar a difusão dessa atividade.