Case 2014

Sebrae

ENDEAVOR – O OUTRO NOME DO EMPREENDEDORISMO

Público-alvo TRAÇÃO

A Endeavor é reconhecida como uma das principais instituições de alcance mundal de seleção e apoio a empreendedores de alto impacto voltada para startup de tecnologia, como ecommerce, software e mídias digitais. Esses empreendedores criam empresas que prosperam, empregam milhares de pessoas e movimentam milhões de reais em salários e receita. Para cumprir seu papel de inspirar e mudar a sociedade para melhor trabalha com algumas ferramentas como o Endeavor Startup Network, programa voltado ao apoio de startups de tecnologia e internet, que tem o apoio da Locaweb e que é periodicamente anunciado no Portal Endeavor, um dos portais referência em empreendedorismo no país que tem como objetivo, inspirar a sociedade, com foco nos atuais e os futuros empreendedores, por meio de histórias e aprendizados compartilhados pela rede que apoia a Endeavor no Brasil. Também as redes sociais da organização são uma forma de se informar sobre seleções para o programa. . Desde 2012 já foram atendidas aproximadamente 40 startups.

No Portal, os interessados podem acessar artigos, vídeos, cursos e eBooks, dentre outros materiais. No Brasil desde 2000, a Endeavor, por meio do Portal, já ajudou a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.

O modelo contempla empresas em momento de TRAÇÃO, relativamente novas com produto e modelo de negócio já bem definidos, e que estão no momento de “ganhar corpo” mas . Essas empresas ainda enfrentam desafios de vendas e pessoas, a medida que a empresa conquista uma equipe maior.

Para conseguir seus objetivos de aproximar empreendedores de soluções da Endeavor, é preciso ter indícios de que o negócio proposto vai ser grande, com um mercado bilionário, grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes, empreendedores que demonstrem excelente capacidade de execução e milestones que comprovem o potencial dos indícios acima. Cada turma do programa tem duração de 6 meses, com interações com a rede de mentores da Endeavor presencialmente ou por telefone. A interação com o Portal acontece à distância, pela internet, por meio do www.endeavor.org.br.

Com relação aos perfis, os participantes da Startup Network em geral tem entre entre 25 e 35 anos, curso superior completo em geral em exatas, com grande concentração de pedidos vindo do sudeste, em São Paulo e e experiência de emprego, mas não empreendedora. Já pessoa jurídica, no geral empresas com 2 a 3 anos de existência das conhecidas SA com no máximo 3 sóciosm entre 10 e 15 funcionários com receita média mensal em torno de 50 e 100k
A Endeavor não possui nenhum tipo de estrutura física nem faz uso de equipes externas de apoio. Cada turma de 10 a 15 empresas tem um gestor de conta dedicado que faz acesso à rede de mentores para acompanhar o empreendedor nos desafios de negócio. São feitos encontro a cada 8 semanas de cada empreendedor com seu mentor para trocas de experiencias, durante 6 meses.

A curadoria do Portal é de responsabilidade da equipe Endeavor, mas a produção do conteúdo é feita em parceria com a rede de mentores, colaboradores e organizações que apoiam a nossa causa. O atendimento pode ser feito via email indicado no Portal, cujo retorno é responsabilidade também da Endeavor. A organização destina cerca de 6 pessoas para todas as atividades que envolvem esta frente. As atualizações acontecem diariamente, com novos conteúdos semanalmente.

Não é exigido contrapartida de investimento e controle, mas há expectativa de que o emprendedor
se envolva com a causa, se comprometendo com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.
Isso pode ser feito por meio de participações em outras iniciativas dentro e fora da Endeavor,
participação em eventos, entre outros, de modo a compartilhar sua história e seus aprendizados
para inspirar a futura geração de empreendedores, à medida que o negócio evoluir.Além disso,
é cobrada uma mensalidade simbólica para garantir engajamento com o programa.

Com relação a outros custos, apenas os cursos EAD são vendidos, por preços acessíveis.
Os outros materiais do nPortal são disponibilizados gratuitamente, sem exigência de contrapartida.

Entre os exemplos de sucesso a empresa cita o Startup Network: Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo, empreendedores da Geekie, empresa que que permite a qualquer aluno do Brasil aprender de forma personalizada, de acordo com suas características e necessidades a partir de uma plataforma de ensino adaptativa. Os empreendedores foram selecionados pela Endeavor no início de 2013, quando a empresa ainda era pequena, com algumas poucas escolas como clientes, porém com altíssimo potencial de crescimento, considerando uma equipe de alto nível, modelo escalável e um mercado de tamanho bilionário. Em menos de 2 anos, com ajuda dos mentores da Endeavor, a empresa evoluiu aceleradamente e hoje conta com aproximadamente 80 funcionários, mais de 400 escolas públicas e privadas brasileiras utilizando os produtos Geekie para melhorar a qualidade de ensino dos seus alunos, e mais de 2MM de jovens cadastrados no Geekie Games em 2013.

Hoje a Geekie conta com 80 funcionários, não tem o faturamento divulgado cresce +20%a.a. (padrão EAC, empresa de alto crescimento).