Case 2014

Sebrae

ABVCAP – FÓRUNS DE SUCESSO

Público- alvo OPERAÇÃO, TRAÇÃO E MODELO DE NEGÓCIO

A ABVCAP promove periodicamente os eventos de sensibilização Capitalização de Empresas Inovadoras via Fundos de Participação para que empresários possam entender como funciona o ecossistema do venture capital no Brasil, conhecer todo o processo de acesso ao investimento e aprender como abordar um sócio-investidor. Nessas capacitações, a ABVCAP já reuniu, desde 2012, cerca de 730 participantes em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, São Carlos, Campinas, Foz de Iguaçu, Belo Horizonte, entre outras.

Outro movimento da Associação voltado à empreendedores é o Venture Forum, um processo estruturado de seleção de empresas, treinamento e coaching, em conjunto a ABDI – Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial e BID/Fumin, que visa a aproximação entre empresas e potenciais investidores (gestores de fundos de investimento em participações, investidores anjo e investidores estratégicos), interessados em participar do capital de empresas em fase de expansão e de reestruturação. Essas soluções são focadas em startup que estejam em estágio de OPERAÇÃO, TRAÇÃO E MODELO DE NEGÓCIO.

A ABVCAP dispõe de uma plataforma eletrônica com mais de 460 planos de negócio cadastrados. Dessas empresas 110 já foram apresentadas a investidores, 54 estão em negociação, 46 NDAs e 05 empresas foram investidas nos 13 fóruns realizados. Nenhuma dessas ações descritas tem custo de inscrição. Os treinamentos que as empresas classificadas para o Venture Forum recebem gratuitamente é também aberto a outros empreendedores e ao público em geral, nesse caso, com custo.

O treinamento abrange todos os princípios e fundamentos de um investimento via fundos de participação, aí incluídos acordos legais, due diligence, valuation, relações com investidores, fundamentos de um bom sumário executivo, entre outros. Observa-se predominância de participação das regiões sul e sudeste com São Paulo (25,2%), Paraná (21,8%), Minas Gerais (13,4%), Rio de Janeiro (15,1%) e Rio Grande do Sul (9,2%). Os setores de maior destaque são TI (31,1%), audiovisual (10,9%), produtos e serviços (8,4%), O&G (7,6%), saúde e estética (6,7%).

Um dos diferenciais em todas as suas iniciativas, é que a ABVCAP utiliza sua equipe própria, colaboração espontânea de associados, no caso do treinamento e das bancas, e consultores dedicados a algum projeto específico (coaching).

Os interessados nos eventos de sensibilização devem se inscrever sem custo por meio do site www.abvcap.com.br nos eventos programados. Já os interessados no Venture Forum passam por processo de seleção. As empresas devem cadastrar seus negócios por meio do site www.ventureforum.com.br e serão avaliadas segundo os critérios de inovação, produtos e processos de produção, análise da situação de mercado e das estratégias, retorno financeiro, perfil da Equipe, alternativas de saída. Do cadastramento da empresa até sua apresentação a investidores durante o Fórum, a ABVCAP leva em média 4 meses de preparação.

Entre os cases de sucesso a empresa cita a Arvus, empresa brasileira pioneira no país no desenvolvimento de soluções para Agricultura de Precisão que foi recentemente adquirida pela Hexagon, companhia com sede em Estocolmo que atua no fornecimento de sistemas de metrologia, design e soluções de visualização. A Arvus se apresentou durante o Venture Forum de TI, realizado em São Paulo no final de 2012. Essa aquisição foi um passo estratégico fundamental no desenvolvimento das soluções de Smart Agriculture da empresa europeia. A Arvus promoverá a expansão das ações atuais da Hexagon em agricultura, complementando as suas soluções mundiais de geoprocessamento e controle de máquinas. As tecnologias e know-how de cada empresa poderão ser integradas para a criação de soluções de competitividade únicas no mercado mundial. Outra empresas que também já receberam investimento apresentadas em Venture Fóruns foram a Neurotech, Starline Tecnologia, Aquiris e Cliever.